Artesanato

Conheça nossas

Tipologias

O artesanato é um dos nossos maiores patrimônios. É a cultura alagoana materializada pelas mãos do povo. Seja no barro, na madeira ou nos habilidosos dedos que entrelaçam os fios dos bordados. Mais do que um negócio, a história de Alagoas se confunde com a dos talentosos artesãos e suas belas obras de arte.

Madeira

O trabalho com madeira é um dos mais ricos em Alagoas. Em cada região, os mestres artesãos esculpem as peças brutas, retratando toda tradição do Velho Chico e todo o Estado.

Saiba onde encontrar

Barro ou Argila

A arte em barro ou argila é simples e rústica, mas retrata muito bem o sertanejo, as danças, o folclore, as crenças e a religiosidade da terra.

Saiba onde encontrar

Fios e Tecidos

Alagoas é referência em tecer fios e elaborar peças únicas, que encantam o mundo todo. As mãos das rendeiras são tipo exportação. O filé, um tipo de bordado genuinamente alagoano, além das barras de redendê nas toalhas, dos caminhos de mesa de patchwork e dos delicados ponto cheio e da renda de bilro dão forma às peças artesanais. O ponto boa noite ganha vida no linho e assim, fio a fio, as peças ganham a cara do nosso povo.

Saiba onde encontrar

Fibras Vegetais

O trançado de fibras vegetais formam cestas, tapetes, esteiras e chapéus. Depois da extração das fibras, elas são tratadas manualmente pelas próprias artesãs e, após a secagem, são trançadas. Dos pés de coqueiros, das bananeiras, da taboa, do ouricuri -uma espécie de palmeira - e até do cipó nascem os itens que tanto nos encantam.

Saiba onde encontrar

Couro

A matéria-prima tem a cara de Alagoas. Os lindos sapatos, bolsas e sandálias são resultado das mãos habilidosas e criativas dos artesãos. As charmosas peças têm alta durabilidade e estão sempre na moda.

Saiba onde encontrar