5 dias em família em Alagoas
Texto de Turismo Alagoas
O paraíso Alagoas oferece um mundo de experiências para quem o visita. Com praias paradisíacas de mar calmo e de cor azul cristalino, cidades históricas e uma gastronomia rica e saborosa, o destino é ideal para aquelas férias em família, com pai, mãe, filhos… todo mundo! Para te ajudar fizemos um roteiro de 5 dias por aqui. Se liga nas dicas e aproveite ao máximo!
1º dia: Conhecendo a capital Maceió
Comece o dia conhecendo as principais praias da capital, Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Em uma curta caminhada é possível curtir as paisagens dessa parte do litoral alagoano, que mesmo estando na capital possuí belezas semelhantes a qualquer outra praia paradisíaca do estado. Em Pajuçara não deixe de conferir o passeio de jangada até as piscinas naturais, um ótimo lugar para contemplar a beleza da capital alagoana.
Durante o final da tarde a dica é fazer um viagem pela história e cultura do estado, conhecendo atrações como a Catedral Metropolitana de Maceió, o Palácio Floriano Peixoto e o bairro histórico de Jaraguá com diversas construções históricas.
Para conhecer o melhor da culinária alagoana, a cidade oferece vários restaurantes com comidas típicas, ambientes temáticos, que remetem a cultural nordestina e sertaneja. Além disso, a orla conta com vários quiosques que também vendem comidas típicas, ideal para quem comer aquele tapioca ou cuscuz recheado com um cafezinho no fim de tarde. Separe também um tempo para conferir o artesanato local no bairro do Pontal, onde as rendeiras comercializam na rua das rendeiras, à beira da Lagoa Mundaú, o tradicional filé alagoano.
2º dia: Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e a Praia do Gunga
Depois de um reforçado café da manhã é hora de partir para Marechal Deodoro, um pequeno município a apenas 30 km de Maceió, por lá a opção é unir a paradisíaca praia do Francês com um role pelo centro histórico da cidade, que é um marco na história da República Brasileira.
A praia é bem movimentada e diversificada. À esquerda, uma barreira de corais que corta essa parte do litoral deixa as águas bem calmas, formando uma imensa piscina natural. Já andando para o lado direito da praia é possível avistar um enorme coqueiral cercando as areias da praia que nesta região tem um mar mais movimentado, atraindo quem curte surfe e outros esportes aquáticos.
O município de Barra de São Miguel está a apenas 10 km de distância. A Praia do Niquím, que está localizada na pequena orla de Barra de São Miguel é parada estratégica para quem pretende conhecer a Praia do Gunga, já que o local oferece passeios de barcos até a atração.
O visual dessa praia não é muito diferente da Praia do Francês, já que as águas também são calmas e cortadas pela barreira, a diferença é que o local é mais tranquilo e possuí um movimento de pessoas menor. Ideal para famílias ou pessoas que estão procurando lugares mais pacatos.
A Praia do Gunga possui um acesso fácil através de uma enorme fazenda de cocos. Logo na entrada é possível avistar um mirante de toda a região, o custo para subir no local é de apenas R$2,00 para manutenção. Ao entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação do local. Se você foi para Alagoas pensando em usar e abusar da Praia do Gunga, a dica é passar um dia inteiro por lá, acredite, você não irá se arrepender. Diversas atividades e passeios são oferecidos logo na entrada da praia, entre eles o visitante pode escolher por sobrevoar a região em um bote inflável, brincar de banana boat, flyboard ou pilotar um quadriciclo e conhecer as famosas falésias do Gunga (passeio obrigatório para fazer quando estiver por lá). As barracas e restaurantes começam a fechar apenas por volta das 17hrs, então você tem o dia todo para aproveitar.
3º dia: Porto de Pedras
Depois de desbravar um pouco do litoral Sul de Alagoas, é hora de subir para o Norte atrás de mais praias paradisíacas do estado. Uma das paradas mais conhecidas para se hospedar neste lado do litoral é o município de São Miguel dos Milagres, mas também indicamos ficar na simpática cidade de Porto de Pedras, uma antiga vila de pescadores com ruas calmas pontilhadas de casinhas históricas coloridas. A região está no caminho de quem segue de Maceió para Maragogi, o clima é de cidadezinha, não há orla nem grandes estruturas turísticas, por lá quem manda é o sossego. O destino é ideal para todos os perfis de viajantes e bolsos, seja você um mochileiro que quer conhecer melhor o litoral alagoano ou um casal que buscam praias paradisíacas em hospedagens de charme, por lá você encontra a viagem perfeita.
Definitivamente é impossível não se apaixonar por essa cidade. O pequeno litoral do município é composto por 4 praias que podem ser conhecidas em um dia, mas o ideal é curtir o máximo que puder em cada ponto. Aproveite o dia de chegada para conhecer mais a cidade e descansar na Praia de Porto de Pedras, principal praia do município que já possuí uma beleza indescritível. A praia tem uma vista privilegiada da costa do município vizinho, Japaratinga, acessado pela balsa no rio Manguaba.
Depois de curtir o litoral e andar um pouco pelo centro de Porto de Pedras é hora de conferir a paisagem em outra perspectiva, no farol da cidade. O acesso para a atração é bem fácil, uma rua de paralelepípedo, ao lado da antiga cadeia, leva até a construção. Do alto é possível ver toda a beleza da região.
4º dia: Praia do Patacho e Santuário do Peixe Boi
Uma maneira ótima de começar o dia é fazer uma caminhada até a paradisíaca Praia do Patacho. Para os mais dispostos o percurso pode ser feito a pé, apenas 6 km pelo litoral em cenário pra lá de agradável, são apenas 35 minutos de passeio saindo do centro. O lugar não possui estrutura de restaurantes, apenas alguns hotéis e pousadas de charme. Algumas delas oferecem Day-Use para turistas que estão na praia e desejam utilizar uma piscina ou almoçar. Andar é a melhor maneira de curtir o Patacho, coqueiros que parecem não acabar nunca são encontrados em todos os formatos, lembrando paisagens caribenhas. O acesso de carro também é permitido sendo em média 10km de distância, já que a rodovia não é beira mar.
Durante a tarde o visitante pode conhecer outro cenário da região, em um passeio de jangada pelo Rio Tatuamunha para fazer observação do peixe boi, uma atração bem famosa na comunidade. A associação que cuida do passeio limita a quantidade de visitantes por vez, tendo como objetivo garantir a preservação local, para isso indicamos que consulte a disponibilidade no período da sua viagem.
5º dia: Japaratinga
Atravessando a balsa de Porto de Pedras chega-se em Japaratinga, município que faz fronteira com Maragogi. Aproveite para tirar muitas fotos durante o percurso, muitas paisagens maravilhosas são vistas nesse trecho.
A praia de Japaratinga como dita é a mais próxima da vila, a praia de águas mornas e mansas possuiu boa estrutura de bares e restaurantes. O município possui 15 km de litoral contendo praias para todos os gostos, como a Praia de Bitingui, Barreiras do Boqueirão e a Praia do Boqueirão.