Destinos Slow Travel: experiências únicas ao viajar sem pressa nos destinos de Alagoas
Texto de Turismo Alagoas
Às vezes a vida pede um pouco mais de calma, não é mesmo? Um tempo mais gentil, uma escuta atenta, lugares onde a beleza está nos detalhes, nas pessoas que ali vivem, nas histórias contadas. Você já pensou em desacelerar mesmo em uma viagem? Pois te falo, é possível! Vamos apresentar toda a paz e […]
Às vezes a vida pede um pouco mais de calma, não é mesmo? Um tempo mais gentil, uma escuta atenta, lugares onde a beleza está nos detalhes, nas pessoas que ali vivem, nas histórias contadas. Você já pensou em desacelerar mesmo em uma viagem? Pois te falo, é possível! Vamos apresentar toda a paz e calmaria de Alagoas.
Te garanto que aqui é o lugar para se demorar, olhar sem pressa para os dias e apreciar a leveza e beleza da vida. Aqui, temos vários destinos em um só lugar e vou te mostrar lugares que te levam a uma experiência única, em uma conexão profunda com os destinos e com sua gente.
Ilha do Ferro
Um povoado pacato no sertão alagoano, às margens do Rio São Francisco, onde as pessoas sentam nas calçadas de suas casas para ver o tempo passar e jogar conversa fora, assim é a Ilha do Ferro, localizado no município de Pão de Açúcar em Alagoas. O povoado é reduto de grandes artistas alagoanos, conhecido por ser o lugar com mais artistas por metro quadrado do Brasil, as artes ganham vida nas mãos habilidosas dos artesãos, sejam em madeira ou bordadas.
Destino ideal para os amantes da arte e cultura popular, brasileira e sertaneja, a Ilha do Ferro é um destino encantador, desde as suas artes coloridas, internacionalmente reconhecidas, ao seu povo acolhedor. Ali, nas ruas de paralelepípedo, o tempo passa diferente, em um mundo tão frenético a Ilha é um convite a desacelerar, olhar com calma, apreciar o momento presente. Os ateliês, que ficam nas próprias casas dos artesãos, apresentam uma arte colorida, talhada em madeira, que ganham formas diferentes, esculturas de pássaros, sereias e outros bichos, cadeiras, bancos, todos únicos.
Junto a arte vem a hospitalidade do povo sertanejo, que contam suas histórias, oferecem seu tempo e memória. Tudo isso somado ao majestoso Velho Chico, o rio que banha o povoado banha também a sua gente, abençoando o lugar. A Ilha do Ferro é poesia pura, no seu mais singelo e verdadeiro significado. Além da arte em madeira, o bordado boa-noite é mais um patrimônio local, nas mãos das artesãs os bordados viram toalhas, guardanapos, cortinas e almofadas.
São Miguel dos Milagres
Acordar com a brisa leve do mar, sentir o calor do sol na pele, mergulhar nas águas calmas e cristalinas das piscinas naturais, passear na comunidade e se deliciar com a gastronomia local é uma vivência única. No litoral norte de Alagoas, o município de São Miguel dos Milagres proporciona toda a tranquilidade que uma viagem slow travel significa. São Miguel dos Milagres compõe a Rota Ecológica dos Milagres, que compreende um pequeno trecho do litoral norte de Alagoas. O município faz parte da Costa dos Corais, área de proteção ambiental com rica biodiversidade marinha.
Milagres tem pousadas cheias de charme que oferecem uma excelente estrutura hoteleira, desde as pousadas mais simples às hospedagens de luxo, atendendo assim todos os públicos de viajantes. Por ser uma cidade do interior do estado, Milagres mantém as características de uma cidade pequena, mesmo com o desenvolvimento turístico que chegou na região, a cidade é calma, ideal para descansar e aproveitar as suas praias com tranquilidade desfrutando das águas cristalinas, areias claras e coqueirais, que tornam o destino encantador. Por lá é possível fazer passeios de buggy, conhecendo mais a região, ou passeios de bicicleta percorrendo o litoral, além dos passeios de jangada para as piscinas naturais.
Em Milagres é possível ir à Praia de Tatuamunha, local em que fica a foz do Rio Tatuamunha, sendo possível tomar banho no rio e vê-lo desaguando no mar. Uma verdadeira conexão com a natureza, lugar perfeito para se desconectar, respirar a brisa leve, relaxar tomando uma água de coco, e ver a vida passando lentamente em um cenário que mais parece uma pintura. Em Milagres vemos o encontro do céu com o mar, um mar imenso, lindo, que parece não ter fim, e é assim que permanecemos por lá, querendo que os dias de descanso não tenham fim. Em Milagres os dias são mais longos e a vida passa mais devagar.
Penedo
Uma cidade que respira história e cultura. Penedo, no litoral sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, possui uma arquitetura belíssima em seus casarões, sobrados e igrejas seculares. O pequeno e charmoso centro histórico de Penedo reúne uma identidade própria, com um acervo arquitetônico de estilo colonial, por ser uma cidade pequena o destino é perfeito para ser explorado andando a pé por suas ruas.
A Praça 12 de abril fica em frente ao Rio São Francisco, lugar para apreciar a grandeza e preciosidade do Velho Chico. A praça é ponto de partida para alguns dos atrativos turísticos da cidade como é o caso da Igreja Nossa Senhora das Correntes, uma verdadeira jóia no centro histórico de Penedo, em seu interior nos deparamos com azulejos lusitanos em sua decoração, o altar é todo trabalhado e folheado a ouro, suas janelas e púlpitos possuem estilo rococó e barroco.
Saindo da Igreja, também em frente a Praça 12 de Abril, encontra-se o Museu Paço Imperial, que conta um pouco da história da cidade, com acervo em mobiliário, porcelanas, fotografias, documentos e objetos antigos, que carrega a história de quando o Imperador Dom Pedro II esteve na cidade e por lá se hospedou. Seguindo o roteiro pela cidade, chegamos ao Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, seguindo o estilo rococó, o seu interior é datado do século 18. Visitar Penedo é para além de mergulhar nas águas do Velho Chico, é, principalmente, mergulhar na história de Alagoas.