Do Mar ao Sertão: descubra experiências em Alagoas!
Texto de Turismo Alagoas
Melhor que estar em Alagoas, é VIVER Alagoas! Viver o destino em todas as suas pluralidades e com suas experiências únicas é voltar para casa com o coração feliz, com energia renovada e com lembranças que permanecem na memória. Visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é mergulhar na história ancestral do povo quilombola. […]
Melhor que estar em Alagoas, é VIVER Alagoas! Viver o destino em todas as suas pluralidades e com suas experiências únicas é voltar para casa com o coração feliz, com energia renovada e com lembranças que permanecem na memória.
Visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é mergulhar na história ancestral do povo quilombola. Simbolo de resistência contra a escravidão, o Quilombo está em terras alagoanas, e, claro, é parada obrigatória a quem visita o estado. Os caminhos do Quilombo levam a uma experiência imersiva na cultura, costumes, gastronomia e arte quilombola. O local contém trilha, espaços simbólicos como a casa de barro, oratório dos orixás, árvore-oca e o Memorial a Zumbi, além de pontos de contemplação da natureza, com vista para a mata atlântica. O Quilombo dos Palmares está localizado na Serra da Barriga no município de União dos Palmares, a apenas 80km da capital alagoana. A visitação é gratuita e o parque abre diariamente.
No Agreste alagoano encontramos a Rota da Cachaça, um atrativo turístico ideal para os amantes de uma boa e autêntica cachaça, todas naturalmente alagoanas, é claro! A rota leva você a conhecer o processo de fabricação das bebidas, visitando os engenhos e alambiques, entendendo a importância da comercialização para a região. Durante o tour guiado é possível experimentar as bebidas que são internacionalmente premiadas, conhecer a história e cultura dos engenhos e das famílias produtoras. A Rota da Cachaça é uma experiência sensorial, com a hospitalidade dos produtores e a riqueza de sabores que fazem parte da identidade alagoana. Também está incluso na rota o Engenho do Queijo, para aguçar o paladar ao provar os queijos feitos artesanalmente.
Você já imaginou navegar em dos maiores cânions navegáveis do mundo!? Pois Alagoas te proporciona essa experiência única e cheia de significados! Navegando entre os paredões rochosos esculpidos pelo tempo, cercado pelas águas de tons esverdeados do Rio São Francisco, envolto pela religiosidade e cultura local, os Cânions do São Francisco é um verdadeiro tesouro no sertão alagoano. O passeio pelo rio é feito por meio de catamarã ou jangadas, durante o percurso é possível ver imagens de São Francisco de Assis em altares naturais nos paredões, que revelam a religiosidade do povo alagoano. Os passeios disponíveis nos Cânions proporcionam a contemplação do pôr do sol, além claro das comidas típicas nos restaurantes que servem como apoio durante o trajeto.
No município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas, o turismo de base comunitária ganha destaque e fortalece o desenvolvimento da cidade. No Rio Tatuamunha é possível fazer a observação dos peixes-boi, espécie ameaçada de extinção. O passeio é realizado pela Associação Peixe-Boi, sendo composta por ribeirinhos, pescadores e estudantes. Com condutores credenciados, os passeios são organizados de maneira a preservar o meio ambiente por meio do turismo de observação, ao longo do trajeto pelo rio os visitantes conhecem mais sobre o animal marinho, suas características, curiosidades e podem observá-lo em seu habitat natural, a experiência inclui ainda explicações sobre o ecossistema manguezal e os esforços de proteção a espécie. Em meio a natureza, o passeio do Peixe-Boi é uma verdadeira contemplação da mais pura e genuína biodiversidade local, sendo um exemplo de responsabilidade ambiental e turismo sustentável. A associação atua no monitoramento e reabilitação de peixes-boi resgatados, trabalhando com a sua reintegração à natureza.
Que tal conhecer a maior produtora de ostras de Alagoas!? Pois vem com a gente, que vamos te contar onde fica esse paraíso. Localizada entre os municípios de Barra de São Miguel e Roteiro, no litoral Sul de Alagoas, a Reserva Palatéia é um convite a conhecer de perto a exuberância da Mata Atlântica, do manguezal, da produção de ostras e do turismo de base comunitária. Em canoas artesanais o passeio leva a uma imersão nos biomas do mangue, com uma navegação tranquila o visitante aprende sobre o cultivo de ostras, a produção de mel e da própolis vermelha. A conexão com a natureza por meio de um turismo sustentável proporciona uma experiência singular, com paisagens pouco exploradas, a visita às mesas de cultivo das ostras com degustação no meio do rio e claro, a deliciosa gastronomia local.
Mergulhar nas águas mornas e calmas das praias de Alagoas já faz parte do roteiro dos turistas. E de praias lindas, Alagoas entende viu!? Do litoral Norte ao litoral Sul, o Destino Alagoas é banhado pelo mar, tornando-se um verdadeiro paraíso. A formação dos recifes de corais proporcionam verdadeiras piscinas naturais, ideal para a contemplação da vida marinha e para banhos relaxantes. Os passeios são feitos por meio de jangadas e de acordo com a tábua da maré. Na capital alagoana as praias urbanas de Pajuçara e Ponta Verde proporcionam ótimas piscinas naturais. Os municípios de Paripueira, Japaratinga, Maragogi e São Miguel dos Milagres, litoral norte do estado, também possuem suas piscinas naturais, que atraem visitantes o ano todo.