A comida afro-quilombola de Mãe Neide
Texto de Turismo Alagoas
A riqueza histórica e cultural de Alagoas se reflete na gastronomia. Por isso, uma das experiências mais incríveis que o estado tem a oferecer ao turista é a culinária afro-quilombola.
A riqueza histórica e cultural de Alagoas se reflete na gastronomia. Por isso, uma das experiências mais incríveis que o estado tem a oferecer ao turista é a culinária afro-quilombola. Por aqui é possível conhecer e provar pratos como amalá, malungo, acarajé e galinhada, por exemplo, feitos no pé da Serra da Barriga, terra de Quilombo e Dandara, heróis da resistência negra e quilombola frente à escravidão à época do Brasil Colônia.
Feita em panelas de barro, a comida afro-quilombola alagoana tem o tempero da chefe de cozinha e yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, Patrimônio Vivo do estado de Alagoas, em seu restaurante Baobá Raízes e Tradições. Os pratos encantam a todos que provam pelo sabor e tradição, muitos deles são parte também da história e dos costumes religiosos das religiões de origem africana.
Muitas receitas da culinária afro-quilombola nasceram dos restos de comidas dos brancos, como o feijão quilombola preparado com grãos pretos, brancos e misturados com pés bovino e suíno, costela, bacon, linguiça e ervas verdes, semelhante ao que acontece na feijoada, um dos pratos mais conhecidos da culinária nacional.
Tudo nos restaurantes de Mãe Neide refletem a cultura e história do povo quilombola, da decoração do ambiente, aos detalhes na cozinha, até na vestimenta dos funcionários. Atualmente, o restaurante possui duas unidades no Estado, uma no Pé da Serra da Barriga, em União dos Palmares, e outra em Maceió, no bairro da Ponta Verde. O primeiro funciona somente às quartas e sextas-feiras, mediante agendamento prévio. Já o segundo de domingo a domingo, das 11h às 23h.
Informações
Restaurante Baobá Raízes e Tradições
União dos Palmares
Estrada da Serra da Barriga, S/N
Maceió
Av. José Cabral Acioli, 51 – Ponta Verde
Contato: (82) 99610-3931