Caminhos do São Francisco

O banho nas águas doces do Rio São Francisco é uma experiência única para quem visita Alagoas. Aqui, o cenário se torna ainda mais deslumbrante através dos contrastes do sertão!

São 240 Km onde o “Velho Chico” é o principal atrativo da região.

O exuberante encontro do Rio com o mar, a marcante história do Cangaço e as cidades históricas de Penedo e Piranhas fazem entender porque o local foi tantas vezes cenário de filmes e novelas.

Cidades da região: Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipú, Belo Monte, Palestina, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca e Mata Grande.

História e Cultura

A região possui a Usina de Angiquinho, primeira hidrelétrica do Nordeste. Penedo com seu conjunto arquitetônico de igrejas, casarios e convento, todos do século 17 e 18. Piranhas também preserva um patrimônio histórico do século 18 e 19 de estilo Barroco. Dica: Conhecer a Rota do Cangaço, o passeio que leva você à história do sertão nordestino.

Rota do Cangaço

Foi na Grota de Angicos, que Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros morreram numa emboscada, em 1938. A Rota do Cangaço permite ao visitante percorrer o caminho por onde o bando de Virgulino foi caçado, acompanhado de guias vestidos de cangaceiros que contam causos do Cangaço e histórias de Lampião, tudo isso ao som do típico forró nordestino.  Consulte os receptivos locais e embarque nessa aventura de tirar o fôlego!

Artesanato

Da foz aos cânions, encontramos lindos bordados e rendas com técnicas exclusivas da região, como o Ponto Cheio, o Boa Noite e o Redendê, que cativam os olhos de quem conhece os municípios ribeirinhos.

A madeira é transformada em lindas peças, como bancos e esculturas.

Gastronomia

A região do sertão traduz nos seus pratos a gastronomia diferenciada, com pratos feitos com bode, carne de sol, carne de jacaré de cativeiro e os peixes de rio. O engenho encontrado na região produz o sorvete de rapadura e as saborosas cachaças que têm os sabores do sertão.

Ecoturismo e Aventura

Conhecer as dunas douradas em Piaçabuçu, fazer os passeios náuticos pelo rio e vislumbrar o cânion, sem dúvidas, são experiências inesquecíveis. As trilhas com as pinturas rupestres, a Rota do Cangaço e o cenário deslumbrante da caatinga são alguns dos motivos para te fazer feliz em Alagoas.

Trilhas

O turismo ecológico é a pedida certa para quem visita as cidades ribeirinhas de Traipu, Delmiro Gouveia (Mirante do Talhado), Piranhas e Olho D’Água do Casado. Na região é possível praticar esportes radicais, contemplando os ecossistemas e conhecendo a caatinga. Para realizar o passeio consulte os receptivos locais.

Cânions do São Francisco

Navegar por meio de embarcações no Velho Chico é vivenciar a dimensão da natureza. Durante o passeio é possível ver os paredões de arenitos, grutas e até pinturas rupestres, onde a aridez da terra contrasta com o leito do rio formando um belo cenário. O mergulho entre as formações rochosas em um dos melhores locais do Brasil para o banho de água doce é uma ótima pedida!

Foz do São Francisco

Quem passeia de barco pelas águas do São Francisco pode desfrutar de um caminho de pura contemplação na bucólica Piaçabuçu, um dos mais belos cenários de Alagoas. O auge do trajeto é o encontro do rio com o mar, tudo emoldurado por coqueiros e dunas móveis de areia. Um verdadeiro oásis em pleno Nordeste Brasileiro.

DELMIRO GOUVEIA

MIRANTE DO TALHADO Como chegar

DELMIRO GOUVEIA

CÂNIONS DO SÃO FRANCISCO Como chegar

DELMIRO GOUVEIA

CÂNIONS DO SÃO FRANCISCO Como chegar

DELMIRO GOUVEIA

USINA DE ANGIQUINHOS Como chegar

OLHO D´ÁGUA DO CASADO

RIACHO DO TALHADO Como chegar

OLHO D´ÁGUA DO CASADO

SÍTIO ARQUEOLÓGICO Como chegar

PIRANHAS

CENTRO HISTÓRICO DE PIRANHAS Como chegar

PIRANHAS

RIO SÃO FRANCISCO Como chegar

PIRANHAS

RIO SÃO FRANCISCO Como chegar

PÃO DE AÇUCAR

VISTA DO CRISTO REDENTOR Como chegar

PÃO DE AÇUCAR

PRAINHA Como chegar

BELO MONTE

IGREJA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES Como chegar

BELO MONTE

BARRA DO IPANEMA Como chegar

TRAIPÚ

ORLA DO RIO SÃO FRANCISCO Como chegar

PENEDO

VISTA DO "VELHO CHICO" Como chegar

PENEDO

IGREJA NOSSA SENHORA DA CORRENTE Como chegar

PENEDO

MUSEU DO PAÇO IMPERIAL (ESQUERDA) E IGREJA N. SRA. DAS CORRENTES Como chegar

PENEDO

CONVENTO E IGREJA NOSSA SENHORA DOS ANJOS Como chegar

PIAÇABUÇU

FAROL DA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO Como chegar

PIAÇABUÇU

PONTAL DO PEBA Como chegar

PIAÇABUÇU

ENCONTRO DO "VELHO CHICO" COM O MAR Como chegar

PIAÇABUÇU

DUNAS DOURADAS

PIAÇABUÇU

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO Como chegar

PIAÇABUÇU

ENCONTRO DO "VELHO CHICO" COM O MAR Como chegar