Os encantos da Serra da Barriga
Texto de Turismo Alagoas
Para quem gosta de história e cultura, um passeio pela Serra da Barriga é imperdível em uma visita a Alagoas. A Serra fica em União dos Palmares, cidade distante 78 km da capital. É lá que está localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que abrigou o maior, mais organizado e mais duradouro quilombo das […]
Para quem gosta de história e cultura, um passeio pela Serra da Barriga é imperdível em uma visita a Alagoas. A Serra fica em União dos Palmares, cidade distante 78 km da capital. É lá que está localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que abrigou o maior, mais organizado e mais duradouro quilombo das Américas, sob a liderança de Zumbi dos Palmares e Dandara.
Tombado como Patrimônio Cultural do Mercosul, o Parque é uma viagem no tempo, em que o visitante vivencia a experiência do local que abrigava milhares de negros refugiados e índios à época do Brasil Colônia. Construído como maquete em tamanho natural, foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares.
Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, é possível visitar a Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e a Muxima de Palmares (Coração de Palmares).
O Parque é considerado o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país Merecem destaque também os mirantes, de onde se avistam paisagens magníficas da Serra da Barriga, chamados de atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo, nomes de lideranças quilombolas que ali viveram. A lagoa encantada também é parada obrigatória, com uma linda vegetação e uma energia incrível. Era nela que os quilombolas saciavam a sede, faziam rituais de purificação e afiavam suas armas e ferramentas.
A gastronomia fica por conta do restaurante afro-brasileiro Baobá, raízes e tradições. Localizado no pé da Serra, o local é comandando pela chefe de cozinha, yalorixá e patrimônio vivo da cultura alagoana, Mãe Neide que serve os melhores pratos da gastronomia quilombola. É por lá que é possível provar os deliciosos aracajés, com camarão seco e caruru, e os tradicionais amalá, malungo, galinhada e a bebida típica das religiões de matriz africana: o xequeté.