Os encantos do Pontal da Barra em Maceió
Texto de Turismo Alagoas
Ao extremo Sul de Maceió está um dos bairros mais charmosos da capital alagoana, o Pontal da Barra, morada de artesãos e pescadores. À beira da Lagoa Mundaú, o bairro é o berço da maior joia do artesanato alagoano, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, o bordado filé. Nas calçadas, em frente a suas casas coloridas, […]
Ao extremo Sul de Maceió está um dos bairros mais charmosos da capital alagoana, o Pontal da Barra, morada de artesãos e pescadores. À beira da Lagoa Mundaú, o bairro é o berço da maior joia do artesanato alagoano, considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas, o bordado filé.
Nas calçadas, em frente a suas casas coloridas, onde muitas são ateliês da arte popular, as rendeiras bordam e com seus bordados contam histórias, relatam vivências e enaltecem a cultura alagoana, produzindo peças para vestuário, cama, mesa, banho e decoração. A visita ao bairro, especialmente à famosa rua das rendeiras, é uma experiência de imersão neste recanto cheio de charme, cultura e história.
Caminhar pela rua, visitando os ateliês e lojas é uma viagem pelo artesanato genuinamente alagoano. Além do filé, é possível também conhecer obras dos mais diversos mestres do estado, nas mais diversas tipologias: madeira, cerâmica, ferro, entre muitas outras.
O bairro ainda é um dos grandes polos gastronômicos de Maceió, com excelentes restaurantes que servem comida típica alagoana e, obviamente, nordestina. A dica imperdível é provar os pratos com frutos como sururu e maçunim – ambos extraídos da lagoa que banha a região – além do camarão, polvo, lula, entre outros, frescos retirados das águas salgadas que banham a capital.
Boa parte dos restaurantes da região funcionam também como receptivos turísticos oferecendo o famoso passeio das nove ilhas onde, a bordo de um catamarã ou lancha, você pode conhecer nove pequenas ilhas localizadas no leito da lagoa Mundaú e no encontro dela com o mar.
Para tornar esta experiência ainda melhor, a dica é ir ao entardecer, para curtir esse passeio com o pôr do sol na lagoa, que rende um visual incrível. Capriche nas fotos, aproveite a energia do lugar, curta a vida pacata deste charmoso bairro de Maceió.
Antes de ir embora, não se esqueça de posar com o Leão, do mestre André da Marinha, réplica grandiosa da arte deste grande artesão alagoano que é um dos principais pontos turísticos do bairro e compõe o Circuito Alagoas feita à mão, roteiro de obras espalhadas pela capital que homenageia o artesanato e arte popular do estado.