As incríveis dunas de Piaçabuçu

Dunas de areia e a foz do São Francisco: um passeio surpreendente ao Sul de Alagoas.

Muita gente acha que conhecer dunas de areia no Brasil, só é possível se for aos lençóis maranhenses. Está enganado quem pensa assim. Em Alagoas, numa cidadezinha ao sul do Estado, há 140 km de Capital, existem as dunas de Piaçabuçu, conhecidas popularmente como Dunas Douradas.

Com pelo menos 20 quilômetros de extensão e com picos de mais de cinquenta metros de altura, as Dunas Douradas encantam aos visitantes. Um dos passeios mais procurados por lá é feito a bordo de uma espécie de grande “buggy”, adaptado para acomodar até oito pessoas, incluindo o motorista.

O passeio começa ainda na região urbana da cidade, saindo dos receptivos em direção às dunas. Depois de um curto trecho pela rodovia, o caminho é atravessar uma fazenda de coqueiros. Neste ponto os guias costumam fazer uma parada para falar um pouco sobre a história do coco, sua utilização na gastronomia local e nacional e a importância da preservação do meio ambiente na região.

A chegada às Dunas é espetacular, depois de cinco minutos de desce e sobe pelos enormes bancos de areia, há um ponto para um dos auges do passeio: o skybunda. Abordo de uma prancha de madeira – semelhante ao shape de um skate – os turistas podem se aventurar descendo pelas dunas. Quem provou garante: experiência única!

Depois do skibunda, o passeio segue a bordo do buggy pelas dunas adentro. Em meio às montanhas de areia, o caminho corta uma comunidade quilombola com cerca de vinte famílias que vive isolada da sociedade comum, sem água encanada e energia. Os guias, durante o trajeto, contam mais detalhes do modo de vida de seus moradores.

O melhor horário para o passeio pelas dunas é do meio para o fim da tarde, já que a força dos raios solares em horários matutinos, por refletir na areia, pode fazer mal à pele. Por isso, um dos pontos altos desse tour é a volta, que é feita de barco pela foz do Rio São Francisco, onde o gigante brasileiro desemboca no mar.

Com duração de cerca de 20 minutos, o passeio de barco percorre a Foz do Rio até a orla da cidade. No percurso o grande atrativo é pôr do Sol no Rio, inesquecível para curtir com a pessoa amada ou com a família.

Por Thiago Tarelli