Trilha do Visgueiro é opção em Maragogi para quem curte aventura

Ao norte de Alagoas está Maragogi, distante 130 km da capital Maceió. A cidade é internacionalmente conhecida por suas belas praias de mar azul cristalino que lhe renderam o apelido de “Caribe Brasileiro”, mas as belezas não param por ai. Outro grande atrativo por lá é a trilha do Visgueiro, localizada na zona rural do município, na comunidade de Água Fria.

Com quase sete quilômetros de extensão, a trilha é uma aventura em uma reserva de Mata Atlântica. No percurso, árvores do tipo visgueiro centenárias, algumas com mais de 500 anos de vida e mais de 20 metros de altura.

Durante o percurso os guias ainda mostram outras espécies de plantas e até de frutos exóticos que podem ser degustados ali mesmo, durante a caminhada. Um dos diferenciais é que os acompanhantes moram no assentamento e conhecem com detalhes a mata e, por isso, durante o passeio, relatam lendas e histórias sobre a floresta, ideal para quem gosta de viver a experiência dos locais que visita.

A dica indispensável é usar roupas leves, frescas, calçados fechados, confortáveis e levar ao menos duas garrafas de água para hidratação. Ao fim da caminhada ainda é possível banhar-se em um riacho de água que corta o assentamento, fechando com maestria a tarde ou a manhã de caminhada.

Mulheres de Fibra

O ponto de partida e de chegada da Trilha do Visgueiro é na sede da Associação das Mulheres de Fibra, outro local encantador do povoado. Boa parte das mulheres de lá vivem do artesanato da fibra da bananeira.

As artesãs colhem a folha da árvore frutífera, deixam secar ao sol e fazem dela lindas peças com bordado filé como tapete, bolsas, cestas e outros acessórios.