Cinco lugares que você não pode deixar de conhecer em Alagoas

O dia treze de junho é conhecido como o Dia do Turista, um dia especial para homenagear aquelas pessoas que dedicam alguns dias no ano para  visitar algum lugar desconhecido, vivenciar sua cultura e sua história. Alagoas é um dos estados mais ricos nesse quesito no Brasil e, por isso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), lista cinco destinos que você não pode deixar de conhecer em Alagoas.

É em Maragogi, cidade ao Norte de Alagoas, distante 130 km da capital Maceió, que fica o primeiro destino da lista: a praia de Antunes. Ela é considerada a 9º mais bonita do país, segundo votação da agência de viagens online TripAdvisor. Certamente a escolha se deu pela cor do mar azul cristalino, de uma água limpa transparente, areia branca e coqueirais a beira mar. Esse cenário paradisíaco é ideal para passear com a família e os amigos.

Já o segundo destino imperdível também fica na região Norte, no município de Passo de Camaragibe, distante 89 km de Maceió, está a Praia do Marceneiro. De águas mornas, rasas e tranquilas, o lugar é um convite para aquelas férias dos sonhos, distante do agito das cidades.  Além disso, a cidade conta com excelentes opções de hotéis e pousadas de charme.

As paisagens do terceiro destino é que fazem dele imperdível. Lá no alto Sertão de Alagoas está os Cânions do São Francisco, que estão em quinto lugar no ranking dos maiores cânions navegáveis do mundo, que impressionam pela perfeição das rochas areníticas. Com 17 km de extensão pelo rio, os visitantes podem observar diversas formações rochosas como a Ponta do Papagaio, a Pedra do Japonês, o Morro dos Macacos e o Paraíso do Talhado.

Muita gente não sabe, mas Alagoas tem dunas belíssimas, são as Dunas de Piaçabuçu, município no extremo Sul do Estado, divisa com Sergipe. Por lá, o melhor roteiro é fazer um passeio de bugue que começa pelas dunas, com direito a skybunda, e termina na foz do Rio São Franscisco, onde a água doce se encontra com o mar. A volta é feita de barco, contemplando o pôr do sol no rio.

Para encerrar a lista dos destinos alagoanos imperdíveis está o Centro Histórico de Penedo. O primeiro povoado do Estado é uma das mais belas cidades alagoanas, distante 170 da capital. Seus prédios históricos, datados do séculos 16 e 17, guardam a memória da formação do Brasil e de Alagoas. Ao fim do dia, alguns desses edifícios contam com o por do sol mais lindo do Rio São Francisco, passeio inesquecível.

Por Thiago Tarelli